Redes Sociais

Instagram para advogados: o que postar?

É um novo tempo para todos os profissionais do mercado, desde empreendedores, artistas, médicos e até mesmo para os advogados. Por isso, esse artigo é para você que sabe a importância de construir a sua marca e se tornar relevante nas redes sociais.

No entanto, como construir um perfil de autoridade e ao mesmo tempo trabalhar com as linguagens que as redes sociais exigem, sem jamais cair nas armadilhas que violem o código de ética e a seriedade da profissão?

Vamos lá.

Como inserir o Instagram em seu trabalho? 

Embora muitos profissionais ainda se recusem a aceitar o movimento das coisas, assim como todas as outras profissões, o futuro da advocacia também está se tornando cada vez mais tecnológico, fazendo com que estabelecer também a comunicação virtual seja necessário.

Basta perceber como as pessoas depositam mais credibilidade em profissionais que possuem boas avaliações no digital. Isso é o que chamamos marketing de validação social. O que cruza tanto o digital quanto o presencial.

Esse é o comportamento da grande parcela dos usuários e da sociedade, afinal, se um profissional tem um bom número de seguidores e admiradores, algo de valor deve existir ali, não é mesmo?

Por isso, desde um profissional autônomo até um escritório de advocacia, é preciso acolher o Instagram dentro de uma estratégia maior, que cruza o Facebook, Linkedin, Instagram e volta e meia até mesmo o Tiktok.

O Instagram é um dos braços da estratégia.

Montando uma estratégia do zero

Para se conectar com outros profissionais, se tornar relevante e uma autoridade no assunto, sem jamais violar os códigos de ética, é preciso montar uma estratégia.

Vamos então aos primeiros passos.

Cuidado com a vida pessoal, leve seu perfil a sério

Seriedade é diferente de desenvolver um conteúdo engessado, seriedade e profissionalismo é saber que o seu conteúdo é voltado para um fim específico, no seu caso, a advocacia. Por isso, muito cuidado ao confundir uma comunicação humanizada com a super exposição.

Vamos exemplificar melhor!

O que fazer:

  • Postar fotos relembrando momentos da carreira: Vestibular, Formatura, primeiro emprego e afins.
  • Exemplificar direitos e deveres que podem ajudar pessoas
  • Gravar vídeos dando dicas de carreira e estudo
  • Stories lendo um livro
  • Evidenciar sempre os códigos de ética

O que não fazer:

  • Expor informações sigilosas
  • Fotos impróprias ao ambiente profissional
  • Satirizar eventos que exigem seriedade
  • Infringir a ética profissional para com outros advogados através de críticas e exposição

Lembre-se de focar no perfil do usuário que você quer atrair para o seu conteúdo.

Se apresente corretamente

Lembra da máxima que diz que a primeira impressão é a que fica? Saiba que essa frase também funciona para o Instagram em si, afinal, assim que a pessoa abre o seu perfil, ela precisa querer te acompanhar.

Então, como melhorar esse primeiro contato?

O primeiro passo certamente começa com a descrição do perfil, a BIO. Nela você deverá se descrever enquanto profissional, deixando evidente as principais informações para passar a credibilidade pretendida.

  • Nome completo;
  • Especialidade;
  • Número da OAB;
  • Contato: Site profissional, e-mail e afins

Importante também estar atento ao nome do usuário, que deve ser de fácil acesso e memorável para que os outros usuários possam te encontrar sem maiores dificuldades.

Criando conteúdo

No tópico da valorização do próprio perfil, já indicamos alguns estilos de conteúdo para desenvolver o seu perfil. O importante é buscar ser sempre acessível, mas ainda assim passar a informação com a seriedade pretendida.

Pense nos principais pontos que despertam curiosidade nos usuários, tanto daqueles que estejam entrando na área, quanto de possíveis futuros clientes e admiradores.

Uma dica muito valiosa é ensinar para as pessoas como elas podem evoluir no dia a dia conhecendo os seus direitos e como lidar com certas situações. Direitos do consumidor? Funcionamento de alguns processos? Informações que sejam verdadeiramente úteis.

Pense em boas explicações, claras e objetivas, daquelas que o público comum poderá consultar sempre que houver alguma dúvida.

Nunca tenha medo de explorar os formatos

Atualmente um perfil só cresce se souber utilizar as diferentes ferramentas dentro da plataforma, tantos os Stories, quando as postagens no feed, fotos, descrições, vídeos no Reels e IGTV.

Então se planeje para buscar atender as principais ferramentas e seus estilos de conteúdo. Por exemplo, marque um dia na semana onde você postará um vídeo esclarecendo alguma dúvida recorrente.

Ou pode também separar outro dia para postar uma imagem com dicas para estudantes da área, também podendo fazer uma Live mensal para interagir com os seguidores.

Nesse ramo, existem muitas possibilidades de estratégia, o importante é encontrar aquela que melhor funcione para você.

Não subestime o poder do planejamento 

Planeje, se prepare, tome o tempo que for, mas sempre tenha o controle do conteúdo que será postado. Antecipe e deixe tudo pronto para evitar qualquer dor de cabeça futura.

Falamos anteriormente sobre definir dias específicos para algum modelo de conteúdo, e isso é muito importante, acostuma sua audiência ao seu cronograma e desenvolve um público antenado.

Colocando em prática  

Tão importante quanto estudar e buscar dicas, é colocar os ensinamentos em prática e dar o primeiro passo, mas também é preciso conhecer as melhores ferramentas e os melhores auxiliares para te ajudar nesse processo.